terça-feira, 4 de novembro de 2008

Oposição séria e construtitva

Entendo que uma oposição política não deve ser só "bota abaixo". Como eleitos locais, os representantes da população nos diversos órgãos autárquicos devem, por respeito a quem os elegeu, exercer uma oposição séria e construtiva. Criticando quando se deve criticar, mas apresentando sempre alternativas; actuar como elementos fiscalizadores da actividade autárquica; e apresentando aquilo que consideram ser o melhor para satisfazer as necessidades das populações.

«São mais as coisas que nos unem do que nos separam, dado que acima de tudo está Almeirim e os Almeirinenses» afirmou o actual Presidente do PSD/Almeirim, João Lopes, aquando da tomada de posse como membro da actual Assembleia Municipal. E tem sido essa a tónica dos autarcas social-democratas. Criticam, fiscalizam, mas também têm apresentado propostas que vão ao encontro do que os almeirinenses necessitam.

Prova disso, é a proposta de Regulamento do Programa para Atribuição de Apoios e Benefícios aos Idosos do Concelho de Almeirim, apresentado ontem, na reunião do Executivo Municipal, pelo Vereador Pedro Pisco dos Santos, e que foi aprovado por unanimidade.

Isto é o exemplo de como a oposição pode ser séria e construtiva. Como séria e construtiva deverá ser a maioria, dando cumprimento à aprovação da proposta. Ao votarem favoravelmente, estão a concordar com ela e, como tal, deverão implementá-la. Se o não fizerem, só revela que o voto favorável teve um único propósito: "ficar bem na fotografia".

Sem comentários: