terça-feira, 18 de novembro de 2008

Crise de valores

Para além da crise económica e financeira que é transversal a todos os países, também a sociedade actual atravessa uma crise de valores. Cada vez somos mais egoístas, cada vez menos nos preocupamos com os outros. Preferimos ficar bem acomodados e esperar que outros decidam por nós. Mas, quando alguma corre mal, somos os primeiros a erguer a voz.

Mas isto ocorre porque, também, ao longo dos tempos, as pessoas foram-se habituando a ver sempre os mesmos nos mesmos lugares. Não se criou um espírito de renovação. Por muitos que sejam os aspectos positivos de um liderança, o simples facto de a mesma se eternizar no tempo, cria obstáculos ao aparecimento de renovação.

Sendo a Associação dos Bombeiros Voluntários de Almeirim e a sua corporação, instituições que merecem todo o apoio e carinho da população (mesmo quando alguma coisa corre menos bem - afinal são Homens e, como tal, sujeitos a erros), nunca abordei aqui o assunto da "crise" directiva. No entanto, o facto de ontem se ter realizado a terceira Assembleia Geral consecutiva para eleição dos órgãos sociais sem que tenha surgido qualquer lista concorrente, é um sinal por demais preocupante, não tanto da instituição em particular, mas da sociedade no geral.

Sem comentários: