sexta-feira, 19 de junho de 2009

Almeirim e a Tauromaquia

Tenho acompanhado com alguma curiosidade e bastante interesse o novo blogue almeirinense, "Desafio de Almeirim", da autoria do Engº. José Andrade. Em primeiro lugar, porque Almeirim pouco interesse mostrou (e tem mostrado) pela sua história. À excepção da Associação de Defesa do Património Histórico-Cultural do Concelho de Almeirim, poucos mais têm tentado divulgar o nosso passado. Depois, porque o panorama blogosférico concelhio estava carente dum espaço assim. Por aqui tem-se discutido muito, usado e abusado do anonimato nos comentários, aproveitando esse facto para lançar, na praça pública, detalhes mais privados de algumas figuras do nosso concelho, e que nem sempre são correctos.

De todos os textos já publicados sobre a História do nosso concelho, um houve que me chamou à atenção: "O Berço da Tauromaquia". Como ribatejano, gosto de tauromaquia. Como almeirinense, sinto um enorme orgulho saber que na minha terra ocorreu o nascimento dessa tradição.

Almeirim está, praticamente desde a sua existência, ligada à tauromaquia. Isso é constatável pelas figuras almeirinenses que se destacaram (e se destacam) nesta arte. No entanto, sinto desgosto por ver que a tauromaquia tem vindo a perder interesse pelas gentes de Almeirim, nomeadamente por quem tem responsabilidades na condução dos destinos deste concelho. A cultura almeirinense não se limita aos ranchos folclóricos (de que eu também sou apreciador). A cultura de Almeirim não se restringe à gastronomia.

Mais desgosto sinto quando vejo, em Santarém, um Presidente de Câmara que não é scalabitano, mas que vestiu a camisola das tradições da sua terra e conseguiu, em quatro anos, revitalizar a utilização da Praça de Touros, com a realização da Feira Taurina de Santarém. Em Almeirim, pelo contrário, temos um executivo municipal maioritariamente composto por pessoas que, ou nasceram em Almeirim ou aqui estão radicadas há muito tempo, mas que têm optado, ao longo dos anos, por relegar esta forma de cultura para um segundo plano.

Talvez fosse altura do formato das Festas da Cidade ser re-equacionado e integrar festejos taurinos. Afinal de contas, Almeirim foi o Berço da Tauromaquia!!!
(Diego Ventura, Monumental Celestino Graça - Santarém, 10.06.2009)

Sem comentários: