sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Asfixia democrática

No final do mês passado, o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim informou os membros do Executivo Municipal que marcaria as reuniões de Câmara apenas quando as mesmas se justificassem. Isto, por estarmos, dizia ele, num "período eleitoral (...) pouco propício a reuniões de Câmara".

A oposição reagiu, tendo o PSD emitido um comunicado afirmando que o Presidente da Câmara "quer, a seu bel-prazer, convocar reuniões extraordinárias, as quais não contemplam o período antes da ordem do dia, onde os membros da oposição do Executivo Municipal colocam assuntos que o Presidente da Câmara não quer que sejam abordados e discutidos."

Ora, nem mais!!! Está agendada uma reunião extraordinária para o próximo dia 16. Ao agendá-la, o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim dá razão ao PSD.

Porque não quer Período Antes da Ordem do Dia, onde os vereadores da oposição colocam assuntos relacionados com os problemas da população;
Porque não quer que existam reuniões públicas e que nelas possa ser confrontado com os seus actos e com as suas decisões políticas;

E, porque, acima de tudo, 20 anos de poder criam determinados tiques autoritários. Criam uma certa asfixia democrática.


Sem comentários: