segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O povo decidiu... está decidido

A decisão popular é soberana. Ganha quem tem mais votos. E, em Almeirim, ganhou o PS. Nova maioria absoluta, reforçada com a reconquista da freguesia de Benfica do Ribatejo à CDU.

Sinto-me triste, amargurado, frustrado, decepcionado com os resultados obtidos pelo PSD nestas eleições, principalmente para a Câmara Municipal. Sempre entendi que um acto eleitoral é, sobretudo, uma forma de avaliar o trabalho de quem esteve num determinado cargo político. Posso afirmar, com conhecimento de causa, que nunca em Almeirim um vereador da oposição apresentou tantas propostas como o Pedro Pisco dos Santos no último mandato. E não foram propostas banais. Muitas revestiam-se de grande preocupação social. No entanto, quem as podia executar (a maioria socialista), optou por as esconder na gaveta. Talvez neste próximo mandato, as repesquem...

Por outro lado, num mandato em que a crispação, a falta de educação, a utilização de linguagem imprópria para adultos em funções políticas foram uma constante, Pedro Pisco dos Santos manteve-se à parte desses conflitos, pugnando pela elevação do debate político. Da sua boca nunca saiu um "filho da p...", um "vá à m...." ou um "vá para o c.....". Como recompensa de tudo isto, não foi eleito vereador.

"Cada povo tem o governo que merece." Almeirim tem, definitivamente, o Executivo Municipal que merece.

A título pessoal, e apesar do PSD ter mantido os dois eleitos na Assembleia de Freguesia de Almeirim, considero tal como uma derrota, já que o objectivo era, para além de subir na votação, aumentar a representatividade naquele órgão. Nem um nem outro foram conseguidos. Assumi o compromisso de dar voz aos que me ajudaram a eleger e é isso que irei fazer nos próximos quatro anos. Apenas e só.

Com estas eleições autárquicas, encerra um capítulo da minha vida. Não vou dizer "jamais", porque em política essa expressão está proibída. Mas irá demorar muito tempo para que a actividade política me volte a tentar. A prioridade agora é família, trabalho e estudos.

1 comentário:

João Nuno Pepino disse...

Mas porque é que vocês ainda continuam a acreditar nesta coisa da democracia? Ainda acham saudável o povo ter o poder...
Grande abraço