terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O vídeo

Desde a passada semana que está a circular, pela internet, o vídeo do assalto à Ourivesaria Costa em Almeirim. Primeiro circulou por mail, em alguns blogues locais, passou para os jornais regionais, para os jornais nacionais, tendo já chegado aos noticiários televisivos.

Ainda não vi o vídeo na sua totalidade, mas sei que as imagens são de grande violência. Talvez por isso mesmo ainda não tenha visualizado. Uma coisa é ver-mos cenas violentas na televisão ou no cinema, que não passam de ficção, outra é a realidade que infelizmente vivemos.

No entanto, considero que, apesar da violência das imagens, as mesmas já deveriam ter sido divulgadas há mais tempo, salvaguardando a intimidade do Sr. Costa e da esposa, identificando apenas os criminosos.  Talvez se tivesse conseguido evitar os assaltos violentos que ocorreram posteriormente em outras ourivesarias, como este ou este. Aliás, lembro-me que, há algum tempo atrás, a Polícia Judiciária divulgou imagens de uma câmara de vídeo-vigilância para conseguir deter um assaltante (de bancos, presumo eu).

Ao que consta, os suspeitos são três indivíduos de nacionalidade romena, tendo já sido emitido um mandato de captura internacional. Ao tempo que estes assaltos ocorreram e com as fronteiras abertas, os criminosos já se puseram a salvo. A não ser que estas imagens sejam também difundidas a nível europeu.

Sem comentários: