Arrancaram ontem, 07.12.2011, as comemorações dos 600 anos de Almeirim, com uma palestra no Salão Nobre dos Paço do Concelho que contaria com a presença, entre outros, «do presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Jorge Custódio, reconhecido historiador e responsável pela elaboração da Cronologia de Almeirim, Eurico Henriques,investigador da História Local e presidente da Associação do Património Histórico Cultural da cidade».
Acontece que os representantes máximos deste concelho, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, primaram pela sua ausência, assim como os presidentes das Juntas de Freguesia. E o convidado também não compareceu. Salvou a noite a intervenção do Dr. Eurico Henriques, que deu uma lição sobre o nascimento de Almeirim e a importância dos Reis da dinastia de Avis para este concelho.
Fico com a sensação de que estas comemorações, que se iniciaram tardiamente, só se estão a realizar para não se deixar passar a data em branco. As mesmas, perante a importância de que se revestem, deveriam ter sido pensadas e concebidas há muito mais tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário