quarta-feira, 19 de março de 2008

[52] Os resíduos perigosos passarão por aqui

Depois de já ter abordado este assunto aqui, volto ao mesmo apenas para dar conta daquilo que parece já estar decidido.

Em declarações aos jornalistas após uma reunião com os municípios, o Presidente da CCDR-LVT, Engenheiro Fonseca Ferreira, afirmou que o PROT-OVT (Plano Regional de Ordenamento do Território-Oeste e Vale do Tejo) dá prioridade ao prolongamento da A13, com a construção "de um novo troço onde era a antiga nacional 13 que passa por Coimbra, Tomar, Chamusca, Alpiarça e Almeirim."

Entendo que esta frase quer dizer que, o prometido IC3 vai passar a troço da A13, com a respectiva inclusão de portagens. Quer isto dizer que, mesmo com esta via de comunicação concluída e pronta a receber o tráfego automóvel, os veículos pesados vão continuar a passar dentro das nossas localidades. Quer isto dizer que os resíduos industriais perigosos que se destinarão aos CIRVER da Chamusca passarão dentro das nossas localidades já que, por aqui, não pagam portagens.

Infelizmente, a maioria da população do nosso concelho, principalmente da cidade de Almeirim, ainda não se aprecebeu do perigo constante que vai ser o atravessamento das principais vias de acesso (estradas nacionais 114 e 118). Infelizmente, para quem nos governa a nível local está tudo bem. No pasa nada... Até um dia!

Sem comentários: