quarta-feira, 6 de maio de 2009

Prazos médios de pagamento

Antes de ir ao assunto em questão, quero apenas frisar que a "média" é uma medida bastante enganadora. Se duas pessoas forem a um restaurante e apenas uma delas comer um frango, em média cada uma comeu meio frango. No entanto, uma ficou de barriga vazia enquanto que, a outra, ia apanhando uma congestão.

A Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) publicou, no seu site, a Lista do Prazo Médio de Pagamento Registado por Município, com dados referentes ao último trimestre de 2007 e aos quatro trimestres de 2008.

Relativamente ao Município de Almeirim, e em comparação com outros municípios, a situação não é muito preocupante. O que são 66 dias de prazo médio comparados com, por exemplo, os 435 do vizinho Cartaxo? Ou os 238 de Alpiarça? Para não falar nos 878 dias que o Município de Vila Franca do Campo demora, em média, a pagar.

Não sendo, à primeira vista uma situação preocupante, se compararmos a evolução deste indicador aos longo dos trimestres analisados, a análise já será outra: do último semestre de 2007 para o último de 2008, isto é, no espaço de um ano, este indicador duplicou (passou de 33 para 66 dias) e, do terceiro para o quatro semestre de 2008, o prazo médio de pagamento aumentou, em média, 15 dias.

A Câmara Municipal de Almeirim apresentou, na passada semana, as contas de 2008, onde apresentou um saldo na sua posse de quase 1.600.000 de euros. Pelos números apresentados, as dívidas a fornecedores, em Dezembro de 2008, rondaria o 1.000.000 de euros. No entanto, e apesar da grave crise económica que atravessamos, a maioria socialista que (des)governa Almeirim nada fez para eliminar essa dívida. Como estamos em ano eleitoral, prefere não gastar o seu (nosso) dinheiro nessas coisas banais de pagar a fornecedores. São as festas e as obras que dão votos, não os fornecedores...


Sem comentários: