terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Não entendo...

Desde que eu me lembre, os serviços da Junta de Freguesia de Almeirim sempre funcionaram, em dias de actos eleitorais, junto às secções de voto. É uma forma de ajudar aqueles que, querendo exercer o seu dever cívico de votar, pelas mais variadas razões não são portadores dos seus cartões de eleitor. Estes serviços emitem um documentos com o número de eleitor, o que possibilita a estas pessoas votarem.

No entanto, no decorrer dos mais variados actos eleitorais mas, principalmente nas Eleições Autárquicas, este espaço tem servido de ponto de encontro para destacados representantes socialistas. Presidente de Câmara, vereadores, Presidente e restantes membros da Junta de Freguesia,  bem como deputados municipais, têm deambulado por aquele espaço em horas de maior afluxo de votantes. Não que condicionem directamente o sentido de voto, mas a sua presença pode, de alguma forma, influenciá-lo. Tanto mais que a legislação eleitoral não permite que ali permaneçam.

Esta prática foi, nas últimas Eleições Autárquicas, alvo de participação à Comissão Nacional de Eleições que solicitou que essas pessoas se retirassem daquele espaço. O que, segundo sei, não veio a acontecer.

Agora, para evitar aglomerações como estas, a Junta de Freguesia decidiu não transferir os seus serviços para junto das secções de voto. Mal a meu ver. Porque não é o facto destes se encontrarem a funcionar no mesmo espaço físico que as secções de voto que infringia a lei; eram os "ajuntamentos" que se criavam à sua volta. Que vão continuar a existir, estejam ou não lá os serviços da Junta de Freguesia. E quem não tiver cartão de eleitor, não se vai deslocar à sede da Junta e regressar para votar...

1 comentário:

Anónimo disse...

Livro “Saude 24 horas” – guia de saúde para todos com soluções e dicas para mais de 100 problemas de saúde, Gripe, constipações, febre, tosse, garganta inflamada, colesterol, tiróide, diarreia, obstipação, queimaduras, bebés, grávidas, contracepção, menstruação, disfunção, entre outros. Plataforma de apoio www.saude24horas.net. Deplanobooks editora.

www.saude24.net agora em livro, livro Saude 24 horas, de Carlos Edgar