sexta-feira, 15 de maio de 2009

Autárquicas em Almeirim: uma opinião

Aproximam-se as eleições autárquicas e, em Almeirim, como tem sido hábito, vai-se adiando a divulgação dos candidatos, talvez como forma de criar suspense. "Será que ele se candidata? E se não for ele? Quem será?"

Dos partidos que normalmente concorrem às eleições autárquicas em Almeirim, apenas o PSD apresentou o seu candidato. Será o actual vereador Pedro Pisco dos Santos, que ao recandidatar-se, quebrou com uma má tradição dos social-democratas em apresentarem um candidato novo a cada quatro anos. Esta recandidatura será o afirmar de que o PSD é uma alternativa séria e credível à maioria socialista que tem desgovernado os destinos do nosso concelho.

Na CDU, após dois mandatos da vereadora Manuela Cunha, perspectiva-se a apresentação de um novo candidato. Pessoalmente, duvido que um qualquer outro candidato seja tão ou mais carismático que a vereadora ecologista. Esta alteração de estratégica poderá colocar em causa a eleição dum segundo vereador (em 2005, tal não aconteceu por poucos votos).

O CDS-PP está obrigado a apresentar uma candidatura, depois de em 2005 ter conseguido o seu melhor score eleitoral. No entanto, sem o nome de Brito Lopes (candidato à Câmara Municipal em 2005), muito dificilmente conseguirá repetir o feito de à quatro anos.

No PS, com Sousa Gomes a presidir à Comissão Concelhia, é mais do que certo a sua recandidatura. Afinal de contas, este próximo mandato será o seu último. Apesar dos seus silêncios e do protagonismo que o vice-presidente tem assumido, não creio que 2009 seja, ainda, o seu ano. Muito se questiona, também, qual a composição da lista. A recondução dos restantes vereadores socialistas também é tida como incerta, depois dos episódios do processo judicial movido pela Chefe de Gabinete ao júri do concurso (no qual participava a vereadora da Educação), e da lenha transportada, descarregada e arrumada por funcionários do Município em casa do vereador da Cultura. Há quem diga, à boca pequena, que este episódio foi uma forma conseguida pelo Presidente da Câmara para não convidar o vereador. A ser verdade, esta atitude do Presidente da Câmara fará com que Maquiavel seja considerado um ingénuo...

Só que 2009 trará surpresas (ou nem tanto). Francisco Maurício não pretende deixar fugir a oportunidade de se confrontar em eleições com Sousa Gomes, depois de se terem confrontado, durante quase 3 anos, nas reuniões do Executivo Municipal. Ao avançar com uma candidatura independente, será apenas aos órgãos do Município? Ou concorrerá, também às freguesias? Terá ele os apoios que julga ter? É que há sempre aqueles que, no último momento, se lembram de abandonar o projecto porque não querem afrontar quem estar no poder.

Por último, e como já tinha referido aqui, existe uma séria possibilidade do Bloco de Esquerda querer aproveitar o clima de descontentamento e apresentar uma candidatura. Decerto que não serão inocentes as duas visitas de Francisco Louçã a Almeirim em menos de um ano (em Julho de 2008 e ontem 14.05.2009). Estando Francisco Maurício e os seus apoiantes inclinados para avançarem apenas como independentes, sem qualquer apoio partidário, o surgimento duma lista do BE levará a uma distribuição de votos que, habitualmente se concentram no PS e na CDU, por mais duas listas. Veremos a quem beneficiará esta diversificação de candidaturas à esquerda.

Até lá, vamos esperando...


Sem comentários: