segunda-feira, 18 de maio de 2009

(In)dependentes

Nos últimos tempos, há quem queira passar a imagem de que os partidos políticos são o mal de toda a sociedade e que, por sua vez, as listas de independentes são a cura para esse mal. Discordo deste ponto de vista, que considero bastante redutor. Tanto os partidos políticos, como as listas de independentes, são compostos por pessoas, que agem e procedem de formas diferentes. Em ambos os casos, existem pessoas íntegras, que colocam em primeiro lugar o interesse público, e outras cujo o único interesse é servirem-se, a si e aos seus amigos, ocupando lugares de topo na Administração Pública.

Devo dizer que acho piada a alguns destes personagens que agora se dizem "independentes". Durante anos fizeram parte da engrenagem de máquinas partidárias e daí retiraram vantagens, nomeadamente ao nível profissional, desempenhando funções em institutos e empresas públicas. Mas agora, quando as circunstâncias mudaram e já não têm lugar nas máquinas partidárias, afirmam que os partidos políticos são castradores do desenvolvimento e do bem estar social e que estão desenquadrados das realidades locais.

O PSD foi, em tempos, apelidado de "catch all party", pois apanhava todos aqueles que estavam descontentes com os seus anteriores partidos e tinham batido com as portas (Zita Seabra, Lucas Pires são disso exemplo). Mas também se pode entender "catch all party" como aqueles que querem um lugar ao sol e, por isso, vão entrando e saindo dos partido políticos até encontrarem aquele que tenha reservado, para eles, essa posição de destaque.

Porque é um acto de coragem, num concelho onde predomina o caciquismo, levar por diante uma candidatura sem o apoio formal de um partido político e, porque é de um independente que se trata, e apesar de estarmos em campos políticos diferentes, quero felicitar o Dr. Francisco Maurício pela sua decisão de levar por diante a sua candidatura. Como escrevi aqui, ele não iria deixar fugir a oportunidade de se confrontar em eleições com Sousa Gomes. Mas, também, como professor de matemática, saberá que as probabilidades são reduzidas e as estatísticas não estão do seu lado.


2 comentários:

Armindo Bento disse...

Caro Humberto Neves os Partidos Políticos são essenciais em democracia, sem eles a DEMOCRACIA NÃO EXISTIA!

Mas no caso concreto não é essa a situação.

A piada não deve ser para a minha pessoa

1) Exerci funções publicas ( subinspector geral do trabalho) convidado por um Ministro do PSD e durante os Governos do PSD ( 1985-2003), fui Director Regional de um serviço publico,por convite de um Ministro do PSD e durante governação do PSD ( 1993-1996)

2) Entre 1996-2003 exerci funções numa empresa publico-privada, por indicação da entidade privada

3) Fiz toda a minha carreira na administração publica, com sujeição,a concurso publico e provas publicas, aliás a minha carreira de inspector superior não permite outro modo.

4) Durante os Governos do PS, NUNCA,por opção própria, exerci qualquer cargo público.

5) O PS é um Partido Politico, com um modo estar e filosofia própria, não expulsa os militantes por delito de opinião, ou por darem o seu apoio a listas independentes permitidas pela Lei e pela Constituição.

Espero que entenda que É TÃO IMPORTANTE TER OPINIÃO, COMO O MUDAR DE OPINIÃO.... e um cidadão deve disponibilizar-se de forma participativa e ACTIVA para servir o seu concelho.

Um abraço
Saudações amigas

Armindo Castelo Bento

Humberto Neves disse...

Caro Dr. Armindo Bento.

Diz o povo português, na sua infinita sabedoria, que "a carapuça serve a quem a enfia".

De facto, parece que a enfiou e que lhe serve na perfeição, pois eu, no texto, não fiz uma única referência à sua pessoa.

Generalizei e não me referi pessoalmente a ninguém, excepto ao Dr. Francisco Maurício, quando o felicito pela sua decisão.

Cumprimentos.