quinta-feira, 20 de março de 2008

[53] Precisa-se de rotunda com urgência

Na passada semana, o jornal "O Ribatejo" noticiava que um acidente em Fazendas de Almeirim tinha provocado um morto.

Quem conhece o local, sabe que o mesmo é uma autêntica armadilha para quem circula, quer na Rua Dr. Guilherme Nunes Godinho, quer para quem pára ao STOP na Rua Padre Eduardo Rodrigues da Silva. Este ponto negro de sinistralidade só teria solução com a construção de uma rotunda no exacto ponto onde as vias confluem uma com a outra.


Infelizmente, a construção da rotunda não pode avançar sem que a autarquia (Junta de Freguesia ou Câmara Municipal), cheguem a acordo com os proprietários para a aquisição do prédio ali existente. Segundo as declarações do Presidente da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim, os proprietários pedem "uma exorbitância" pelo prédio, o que impede a viabilização do negócio.

Na minha opinião, e tratando-se a construção da rotunda uma situação de "utilidade pública", só restará à autarquia - apenas se não chegar a acordo com os proprietários - usar a figura da expropriação com base na declaração de utilidade pública. Só assim se poderá eliminar mais um ponto negro das estradas do nosso concelho.

E já agora, uma Boa Páscoa!

2 comentários:

Unknown disse...

Julgo que não conhecia a pessoa que faleceu, à semelhança do amigo Humberto, mas uma perda humana é sempre de lamentar, pelo que envio os meus respeitososos e sinceros pêsames à familia e amigos.
Houve uma morte e o titulo deste post e de outras noticias é "Precisa-se de rotunda com urgência".
Pergunto eu:
- Nas rotundas não se morre de acidente de aviação?
- Nos outros locais de Fazendas de Almeirim, Paço dos Negros e outros como por exemplo, estradas municipais que ligam aldeias onde se dá constantemente acidentes, também vamos colocar a solução preconizada por muitas pessoas ou seja rotundas?
A solução não passa por rotundas ou lombas, passa por respeito no código da estrada. Há que saber parar a um STOP mas também saber que nas localidades o limite máximo de velocidade é de 50Km.
Todos Nós temos memória curta, por isso não nos lembramos da morte da estudante do ensino básico da Escola da Serra em Fazendas de Almeirim que faleceu há alguns anos.
Nessa altura a solução foim colocar bandas na Rua principal de Fazendas de Almeirim, num espaço de 100m, onde estão elas depois da repavimentação daquela via?
E onde está o alerta das pessoas?
Finalizo dizendo que nem todos sabemos entrar e/ou sair de uma rotunda, porque muitos desconhecem o que implica um simples e bem conhecido sinal vertical que tem escrito "STOP". É que estamos em zonas rurais onde nem todos conseguiram acompanhar a evolução do código da estrada.

Anónimo disse...

Sr.Humberto
já agora era util informar-se junto do Sr.Presidente da Junta
o Que é uma exorbitancia.
Mas vos digo que o terreno a ocupar pela rotundo que é de particulares tem um valor pedido pelos propriétarios de cerca de oito mil euros, sim 1600 contos.
este valor é considerado uma exorbitãncia pelo ilustre autarca.
está assim as Fazendas á espera de um projecto fundamental que não avança por causa de oito mil euros.
Se não acredita informe-se junto dos propriétarios (famila cocharro)