sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que mais preocupa a população?

O jornal "O Almeirinense" formulou, a todos os cabeças-de-lista às Juntas de Freguesia, a seguinte questão:
«Tendo em atenção que as Juntas de Freguesia são os órgãos autárquicos mais próximos das populações, o que mais preocupa a população da sua freguesia? O que consideram os fregueses ser prioritário em termos de atenção?»



Aqui fica a minha resposta que, como a de todos, ficou limitada ao espaço de 1500 caracteres. Muitos mais problemas preocupam a população da freguesia de Almeirim.
«Elejo a saúde e a (in)segurança como duas áreas causadoras de preocupação à população da Freguesia de Almeirim. Ambas têm dois pontos em comum: estão dotadas de bons e modernos equipamentos mas, simultaneamente, têm um elevado deficit de meios humanos.

Na saúde, assistimos a uma escassez de clínicos no Centro de Saúde, originando que milhares de utentes não tenham um médico de família. Quando têm necessidade de recorrer a um serviço de saúde, ou vão de madrugada para conseguir uma consulta, ou dirigem-se às urgências, acabando por congestionar este serviço ou, os que têm possibilidades, vão à medicina privada. No PSD entendemos que todos os cidadãos devem usufruir de serviços públicos de saúde. Uma das nossas propostas nesta área passa pela atribuição de bolsas de estudos a alunos da freguesia que ingressem no curso de Medicina e que se comprometam a exercê-la no nosso Centro de Saúde. É um pequeno contributo para tentar resolver este enorme problema.

A insegurança também tem sido matéria de preocupação para os almeirinenses. As vias de comunicação que atravessam Almeirim têm trazido, para aqui, alguma da criminalidade mais violenta. Os assaltos a dependências bancárias e aos CTT são disso exemplo. A força da GNR deveria ter sido reforçada, a par dos meios técnicos, com mais meios humanos. Deveriam, por outro, ter uma actuação de maior proximidade junto da população, privilegiando a prevenção. Como Presidente da Junta de Freguesia de Almeirim irei desenvolver esforços nesse sentido.»



Sem comentários: